/Será que esses profissionais correm perigo?

Será que esses profissionais correm perigo?

Diversas mudanças ocorridas no meio social e profissional, principalmente por conta da globalização, marcaram os anos 90 enfatizando algumas profissões. Entretanto, com o avanço da tecnologia, será que esses profissionais correm perigo?

Agora vamos listar algumas das profissões que exigirão adaptação por parte dos profissionais.

Máquina de escrever, utilizada em muitas profissões antigas, e hoje, correm perigo de serem extintas.

Advogado

1. Advogado: Nos anos 90, com o aumento de litígios e a crescente complexidade das leis, a demanda por advogados tornou-se extremamente alta, embora a profissão sempre foi popular e demandada. Hoje, temos inteligências artificiais que ajudam nas análises de processos.

Engenheiro de software

2. Engenheiro de software: Com a expansão da tecnologia e o surgimento da internet, a demanda por profissionais qualificados em tecnologia da informação aumentou consideravelmente. O engenheiro de software era uma das profissões mais procuradas.

Médico

3. Médico: Nos anos 90, os médicos especialistas foram altamente valorizados devido ao surgimento de novas tecnologias e tratamentos médicos. Embora a profissão de médico sempre esteve e continuará em alta, a tecnologia na medicina continuará evoluindo e os profissionais médico terão de se adaptar.

Imagem de um médico segurando um estetoscópio.

Gerente de negócios

4. Gerente de negócios: Com a crescente globalização e o surgimento de novos mercados, as empresas precisavam de gerentes experientes em negócios internacionais para ajudá-las a expandir. Porém, hoje temos modelo de negócios extremamente novos e relacionados a tecnologia.

Profissional de marketing

5. Profissional de marketing: Com o crescimento da publicidade e do marketing nos anos 90, as empresas valorizavam extremamente os profissionais de marketing. Eles eram responsáveis por desenvolver estratégias de marketing para promover produtos e serviços em um mercado cada vez mais competitivo. O marketing e a propaganda, provavelmente, foi o mercado mais alterado com a evolução da internet. Hoje temos muito mais canais de divulgação além da televisão e do rádio, como as mídias sociais, por exemplo.

Imagem de um computador antigo.

Será que esses profissionais realmente correm perigo? Não acreditamos que essas profissões de fato deixarão de existir. Contudo, os profissionais que não se adequarem e não aderirem as novas tecnologias, com certeza terão dificuldades de se manterem ativos no mercado de trabalho.