/Será a extinção dos motoristas?

Será a extinção dos motoristas?

Com a tecnologia cada vez mais avançada, os carros autônomos passam a ser uma realidade mais próxima do nosso dia a dia, e que podem causar a extinção dos motoristas.

Mas será que de fato, com a massificação dos carros ou veículos autônomos, haverá a extinção dos motoristas, causando uma verdadeira revolução na maneira que conhecemos de nos locomover?

Carros autônomos

Mas o que vem a ser carros autônomos? Bem, Os carros autônomos são veículos capazes de conduzir-se sem intervenção humana. Esses carros utilizam tecnologias avançadas, como inteligência artificial, sensores e câmeras para perceber o ambiente ao seu redor e tomar decisões de direção em tempo real. Esses veículos são projetados para oferecer maior segurança, eficiência e conveniência no transporte pessoal e de mercadorias.

Nova realidade

Os carros autônomos já estão sendo desenvolvidos por várias empresas líderes no setor automotivo, incluindo a Tesla, a Google, a Uber e a General Motors, gerando muita expectativa no público em geral.

Os principais questionamentos que surgem a respeito desse tema, é se os carros autônomos irão substituir os humanos, e se, em consequência, essa profissão ficará prejudicada.

carro de brinquedo

Setor automotivo

Os carros autônomos já estão sendo desenvolvidos por várias empresas líderes no setor automotivo, incluindo a Tesla, a Google, a Uber e a General Motors.

Testes estão sendo realizados, principalmente nos EUA, utilizando motoristas parceiros, que avaliam a confiabilidade dos veículos.

Tesla

A fabricante americana é especializada em fabricação de veículos elétricos e com tecnologias autônomas.

Seu fundador e CEO Elon Musk, é um grande defensor da tecnologia de carros autônomos e acredita que essa tecnologia tem o potencial de revolucionar a indústria automotiva. Sua empresa tem investido fortemente em tecnologias de condução autônoma.

carro autônomo

Google

O Google é outra empresa que tem investido bastante na tecnologia de carros autônomos. Em 2009, a empresa iniciou um projeto chamado Waymo, que se concentra exclusivamente em desenvolver veículos autônomos e sistemas de condução autônoma. Considerada uma das líderes na área de carros autônomos, a Waymo já testou seus veículos em estradas públicas em várias ocasiões.

General Motors

A General Motors (GM) tem uma forte presença na indústria automotiva e, assim como outras montadoras, está investindo em tecnologias de carros autônomos. A empresa criou uma divisão dedicada à condução autônoma chamada Cruise Automation.

Uber

A Uber é uma empresa de transporte urbano que tem investido fortemente em tecnologias de carros autônomos. Em 2016, a empresa iniciou um projeto chamado “Uber Autonomous Vehicle” com o objetivo de desenvolver veículos autônomos.

celular com uber

No futuro, espera-se que os veículos autônomos transformem o modo como nos movimentamos, embora ainda haja vários desafios a serem superados antes de sua adoção em larga escala. A redução dos acidentes de trânsito, e diminuição do tráfego nas estradas é uma das melhorias.

Essas mudanças poderão proporcionar algumas comodidades, melhorando nossa locomoção e até mesmo, barateando os custos, tornando-a mais acessível.

Contudo, existem muitas dúvidas e expectativas de como esses veículos irão se comportar, e como será a convivência dos humanos com essas máquinas, ou se as mesmas causarão a extinção dos motoristas.

Por outro lado, benefícios poderão existir, como os mencionados acima.

Em suma, só nos resta esperar o que o futuro da mobilidade irá nos trazer.